Homenagem as Cuidadoras e Cuidadores do Estado de São Paulo

Olá,
Cuidadores.🙌🏼

No dia 27 de maio deste ano de 2024, foi um dia muito importante. Através da Lei 17.932/2024, de autoria do Deputado Jorge do Carmo (PT), passamos a comemorar no dia 26 de maio, "O Dia da Cuidadora - Irmã Dulce".


O evento aconteceu no espaço da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e teve como objetivo central prestar uma Homenagem as Cuidadoras e Cuidadores do Estado de São Paulo. No evento esteve presente os representantes  Akallanto Saúde, Residence Care, Casa Hunter, SindSaúde, Uni Global Union, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE), Deputado Jorge do Carmo e principalmente as cuidadoras e cuidadores profissionais e familiares.

Foram apresentadas diversas opiniões sobre as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho pelos cuidadores profissionais e cuidadores familiares, como também, a necessidade de uma regulamentação da profissão, através de uma legislação própria.

Foi defendido a necessidade de políticas públicas, como uma renda específica ou cuidadores fornecidos pelos poder público, junto aos familiares de baixa renda que precisam cuidar de um ente-querido, mas que não tem condições financeira de ter um cuidador profissional.

Assista o vídeo na integra:


Este movimento tem sido impulsionado pela Grupo no Facebook de nome "Grupo Ativista de Cuidadores Unidos". Para seguir o movimento e ficar por dentro de futuras informações, acesse o link: https://www.facebook.com/redeapoiocuidadoras

Opinião:

Falando especificamente da profissão dos cuidadores de pessoas idosas, a profissão tem seu reconhecimento como ocupação, pelo MTE, através do código 5162-10 da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). 

Porém é preciso enfatizar que a profissão carece de uma REGULAMENTAÇÃO própria, para criação de um CONSELHO para Classe dos cuidadores do Brasil. E assim, serem criado código de ética e conduta, normas especificas, melhores qualificações, bases salariais e fiscalizações em prol dos profissionais e assistidos.

Estive presente neste evento e tive 3 minutos para fazer minha fala, onde me alonguei por uns 7 minutos e ainda assim, não conseguir falar 5% das coisas que tenho conhecimento e que gostaria de expor. 

Sou de uma linha que não tenho fidelidade a personalidades políticas ou partido! Mas sim, a minha profissão e até onde ela me aceitar ou que não vá contra meus princípio. Porém, entendo que toda ajuda é necessária, pois sem as ações políticas infelizmente não vamos conseguir avançar como necessitamos. Portanto, toda ajuda honesta é muito bem vinda!

É necessário ter um levante dos próprios cuidadores (Homens e Mulheres), assumindo o protagonismo e reivindicando seus direitos, para que possamos criar a nossa própria história. Enquanto deixarmos que outras forças falem por nós, os cuidadores nunca vão consegui reivindicar de fato, o que é essencial para a classe como um todo. 

Maiores informações, acessem os links disponíveis junto a essa postagem...

Referências:

São Paulo. Lei Nº 17.932, de 26 de abril de 2024. Institui o "Dia da Cuidadora - Irmã Dulce". 2024. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2024/lei-17932-26.04.2024.html> Acesso em 30 de maio de 2024.

NAVARRO, Larissa. 'Por mais direitos': homenagem aos cuidadores de saúde na Alesp reforça demandas do setor. 2024. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/noticia/?28/05/2024/-por-mais-direitos---homenagem-aos-cuidadores-de-saude-na-alesp-reforca-demandas-do-setor--> Acesso em 31 de maio de 2024.

SILVA, Marisilda. Dr. Jorge do Carmo Homenageia Quem Cuida e Discute Seus Direitos. 2024. Disponível em: <https://pt-assembleia-sp.org/noticias/dr-jorge-do-carmo-homenageia-quem-cuida-e-discute-seus-direitos/> Acesso em 31 de maio de 2024.

SindSaúde-SP. Debate na Assembleia Legislativa defenderá políticas públicas para o cuidado. 2024. Disponível em: <https://sindsaudesp.org.br/novo/congresso/noticia.php?id=8564> Acesso em 31 de maio de 2024.

Postar um comentário

0 Comentários