Você é cuidador ou cuidadora qualificado(a)? Então entrou no blog correto! Sempre divulgo oportunidades, dicas e informações úteis para o público dos profissionais que trabalham cuidando de seres humanos. Leia atentamente o anúncio abaixo! 👇
___ INÍCIO ___
A Prefeitura Municipal de Pirapora do Bom Jesus/SP, abriu Concurso Público com dez (10) vagas totais para o cago de Cuidador, via edital 01/2024, pela banca organizadora RBO.
Para acessar EDITAL (CLIQUE AQUI) e veja todas as etapas do concurso. É muito importante que você realize a leitura de todo edital para melhor entendimento.
Descrição das ocupações:
O cuidador é o profissional responsável por cuidar de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde,alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida. (CBO - 2013)
Oferta das vagas:
— 10 vagas totais
— R$ 1.783,12 de salário mensal
— Escala 12x36
Função (Atribuições do cargo):
✅ Prestar assistência física, emocional e social;
✅Acompanhamento nas atividades diárias; refeição, higienização, administração de medicamentos prescritos;
✅Promover atividades físicas respeitando as limitações de cada acolhido; prestar primeiros atendimentos nas necessidades especiais;
✅ Zelar pelo bem estar e segurança dos acolhidos;
✅ Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
Requisitos (Exigência para vaga):
— Ensino fundamental completo;— Curso de qualificação na função.
Inscrição:
As inscrições ocorrem do dia 04 de março de 2024 e finaliza às 23h59min do dia 05 de abril de 2024, devendo serrem feitas pelo site oficial da banca, basta você (CLICAR AQUI).
Após inscrição o candidato tem que baixar o boleto e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 18,40 para os cargos mencionado.
Conteúdo programático do cargo:
O ANEXO II, detalha sobre o conteúdo programático dos cargos. Neste post coloquei apenas as informações para os cargos em questão. Tratando do cuidador, o candidato tem que estudar conteúdos sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Segue abaixo:
1. LÍNGUA PORTUGUESA:
Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, verbo. Concordância verbal e nominal. Reconhecimento de frases corretas e incorretas.
2. MATEMÁTICA:
Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistema de Medidas Legais. Porcentagem. Sistema monetário brasileiro. Resolução de situações problema. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico.
3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Residências Terapêuticas; Serviço Residencial Terapêutico; Noções de higiene pessoal, saúde e alimentação da pessoa cuidada; Saúde Mental; O cuidador e a pessoa portadora de transtornos mentais; Ética Profissional; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Outros conhecimentos específicos exigidos para desempenho da função; Legislações do Ministério da Saúde. Diretrizes da Política de Saúde Mental Nacional. Cartilha das Residências Terapêuticas (Disponível em: www.saude.gov.br). Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras de hierarquias no serviço público. Atendimento ao público. Zelo pelo patrimônio público. Relações interpessoais. Ética no serviço público. Política de Saúde no Brasil; Promoção de Saúde no Brasil; Lei Nº. 8.080 de 19 de setembro de 1990 e suas alterações posteriores. Lei Orgânica da Saúde; Lei Nº. 8.142 de 28 de dezembro de 1990; Condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e outras providências: todos os artigos em vigência da Lei Nº. 8.080/90; Sistema Único de Saúde – SUS: disposição preliminar; disposições gerais; constituição; objetivos e atribuições; princípios e diretrizes; organização, direção e gestão; competência e atribuições; atribuições comuns; competências da direção nacional, da direção estadual e da direção municipal do SUS; subsistema de atenção à saúde indígena; subsistema de atendimento e internação domiciliar; subsistema de companhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato; assistência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde; serviços privados de assistência à saúde e seu funcionamento e participação complementar; recursos humanos; financiamento; recursos; gestão financeira; planejamento e orçamento; disposições finais e transitórias. Participação da comunidade na Gestão do SUS. Transferências intergovernamentais e de recursos financeiros na área da saúde; Política Nacional de Atenção Básica, revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Bibliografia sugerida:
- Ministério da Saúde. Portaria nº 106, de 11 de fevereiro de 2000. Institui os Serviços Residenciais Terapêuticos.
- Ministério da Saúde. Portaria nº 3.090, de 23 de dezembro de 2011. Altera a Portaria nº 106/GM/MS, de 11 de fevereiro de 2000, e dispõe, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial, sobre o repasse de recursos de incentivo de custeio e custeio mensal para implantação e/ou implementação e funcionamento dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
- Ministério da Saúde. Lei 10.216, de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
- Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Residências terapêuticas: o que são, para que servem. Brasília, 2004. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf
- O cotidiano e o viver no Serviço Residencial Terapêutico. Rev. Eletr. De Enfermagem. https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v16/n4/pdf/v16n4a08.pdf
- Outras Publicações que tratem dos temas de interesse, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados, tais como revistas, manuais diversos e outras publicações pertinentes.
- BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº. 8. 080 de 19 de setembro de 1990, e suas alterações posteriores, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
- BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº. 8.142 de 28 de dezembro de 1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Constituição Federal. Artigos 196, 197, 198, 199 e 200.
- BRASIL. Portaria Nº. 2.488 de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: DF, 2010.
Prova objetiva:
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 28 de abril de 2024, com horário a ser definido futuramente, pela banca oficial organizadora do concurso.
Observações: Lembrando que é necessário sempre conferir as informações, datas e horários no site oficial da banca organizadora, pois o concurso pode sofre alterações.
Cronograma geral:
É necessário que você fique atento(a) a todo cronograma do concurso público. Você deve acompanhar o edital, anexos e informações que sairão posteriormente, pelo site oficial da banca organizadora.
Validade do concurso:
Conforme item 1.1. do edital, menciona o seguinte "O presente Concurso Público destina-se ao provimento de vagas e à formação de cadastro reserva para os cargos indicados no presente edital, regidas pelo Lei Complementar Municipal nº 01/1999, dentro do prazo de validade de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura do Município de Pirapora do Bom Jesus."
— Fonte: RBO
Informações úteis:
❤️Temos algumas dicas importantes para quem deseja realizar concurso, acesse o artigo 8 Dicas Sobre Concurso Públicos - Parte I e leia algumas informações que podem lhe ajudar.
❤️Para conhecer melhor o meu trabalho, acesse a página de Perguntas e Respostas e obtenha maiores informações.
___ FIM ___
0 Comentários
Fique a vontade para deixar seu comentário! Terei a honra em responder e interagir com você. 🙌